quarta-feira, 3 de abril de 2013

Arquivo Histórico Municipal


No mês de Março participámos no projeto "Os copistas" que decorreu no Arquivo Histórico Municipal João Francisco da Mouca. Foi um projeto muito interessante, bem organizado e motivante. Parabéns aos técnicos envolvidos.
Aqui ficam dois relatos e algumas fotos da experiência vivida.



Arquivo Histórico de Moura
João Francisco da Mouca
 

Hoje fomos ao Arquivo Histórico.
Primeiro falámos com a D. Ana, a senhora que trabalha lá. Mostrou-nos uma ficha de inscrição onde se pedem os documentos que queremos pesquisar.
Depois fomos para outra sala onde estava o Sr. David a triturar papéis numa máquina. Os documentos que não interessam são triturados.
Vimos também um cofre onde se guardavam as coisas importantes. Fomos ver as caixas onde estavam arquivados os documentos mais antigos. Depois, o senhor que estava connosco mostrou-nos livros escritos, muito antigos.
Apareceu o Rei D. Manuel que nos falou de: Luís de Camões, Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral. O Rei levou-nos para uma sala onde os copistas escreviam num pergaminho. O pergaminho fazia-se da pele das ovelhas e das cabras e esticava-se com uma pedra. A tinta era feita do sangue dos animais.
Levaram-nos lá para baixo para fazer um desenho e regressámos.
 
Filipa Luís Ortega Reis Gonçalves -3ºA
 
 

No Arquivo Histórico Municipal João Francisco da Mouca, subimos as escadas e uma senhora mostrou-nos as fichas de inscrição.

Na primeira sala estava um senhor que destruía, com a máquina, os documentos que não eram importantes.

Vimos um cofre onde os manuscritos, mais valiosos, eram guardados. Noutra sala estavam muitos documentos e depois o rei D. Manuel apareceu e contou-nos as antigas histórias da sua vida.

Visitámos uma sala, junto à biblioteca, onde estava um senhor chamado Jerónimo que era copista. Explicou-nos que antigamente, quando não havia papel, escreviam na pele dos animais. Quando o senhor acabou de explicar fomos lá para baixo fazer um desenho (imitando uma iluminura). No fim ganhámos uma coroa.
 
Vasco Torres Chambel-3ºA 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário