quarta-feira, 17 de abril de 2013

Escola de Poetas


A poesia começa cedo. Há diversas estratégias para desafiar os sentidos e as emoções.
As canções de embalar, as lengas lengas e outras, despertam as crianças para a musicalidade das palavras. A escola pode ser um veículo de motivação permitindo estimular a imaginação e dar largas à criação.
Este é um dos exercícios que a turma do 3ºA fez. Como podem ver estão a nascer "Poetas".
 
Se eu fosse uma árvore
 
As árvores são como as pessoas
Também têm sentimentos
As árvores também têm amores
Os frutos, para elas, são filhos
E as sementes são as mães das árvores
Mas elas têm um final triste
São mortas pelos homens e pelos machados
Dinis Duarte 8 anos
 
Se eu fosse um cavalo

Dançava com as crinas ao vento
Falava com os outros animais,
Brincava com os meus amigos
E ria
Levava os idosos
E as pessoas que não têm dinheiro
A conhecer o mundo.
 
Carolina Lampreia 8 anos
 
 
 Se
Se eu fosse um cavalo
 Viveria livre
 E correria muito.
 Quando corro penso
 Que sou vento.
 Adoro a noite
 Parece que estou em casa.
 Quando chove fico com medo
 Mas quando o sol nasce
 Volta a alegria.
   
 Vasco 8anos
 
Se eu fosse um pássaro
Seria cinzento
Com olhos azuis como o céu
Seria pequeno com as asas grandes
Voaria muito pelos céus
E estaria com os meus irmãos
 
Francisco Tojo 8 anos
 
 
 
 
Se eu fosse uma flor
Gostava de ser verde
Gostava de ser uma flor bonita
Pousada numa rocha chamada jade
Ou então numa rocha chamada ametista
 
Joana Gorjão 9 anos
 
 
 
Sou uma flor com pétalas
Às vezes rasgam o meu vestido
Para fazer malmequer bem-me-quer
Depois, jogam-me para qualquer lado
Até para as poças e fico toda molhada
Às vezes oferecem-me, metem-me num jarro todo jeitoso
Mas, ai que abafamento. Quero ar !
 
Filipa Gonçalves 9 anos
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 Mas
 
 


 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário